Como A Técnica De Pomodoro Te Ajuda A Conseguir As Certificações Da Anbima

Como A Técnica De Pomodoro Te Ajuda A Conseguir As Certificações Da Anbima

Veja neste artigo como você pode utilizar a técnica pomodoro para garantir o seu certificado na Anbima!

Mesmo para as pessoas que dizem não ser tão boas com produtividade — principalmente se tratando de estudos —, a técnica pomodoro promete ajudar muito. Por isso, para profissionais que buscam certificações para avançar no mercado de trabalho, como a da Anbima, o método é um grande aliado. 

Esta técnica popular de gerenciamento de tempo pede que você alterne sessões de trabalho focadas em pausas com intervalos curtos frequentes para promover a concentração sustentada e evitar a fadiga mental.

Entenda melhor sobre a estratégia neste artigo.

O que é a técnica pomodoro?

A técnica pomodoro foi desenvolvida no final dos anos 1980 pelo então estudante universitário Francesco Cirillo. Na época, ele estava lutando para se concentrar em seus estudos e concluir as atribuições. 

Sentindo-se oprimido, ele se comprometeu a ter apenas 10 minutos de tempo de estudo concentrado. Encorajado pelo desafio, ele encontrou um cronômetro de cozinha em formato de tomate (pomodoro em italiano) e aí nasceu o método que milhões de pessoas utilizam hoje.

A ideia por trás da técnica é que o cronômetro instale um senso de urgência. Em vez de sentir que tem um tempo infinito no dia para fazer as coisas e desperdiçar essas horas de trabalho com distrações, você sabe que tem apenas 25 minutos para progredir o máximo possível em uma tarefa.

Além disso, as pausas forçadas ajudam a curar aquela sensação de esgotamento e exaustão que a maioria das pessoas experimenta no final do dia. Você não passará horas na frente do computador sem perceber, pois o cronômetro o lembra de levantar-se e respirar fundo. 

Como funciona o método?

Para utilizar o método, você precisará dividir o seu dia de trabalho em blocos de 25 minutos separados por intervalos de cinco minutos. Esses intervalos são chamados de pomodoros. Após quatro deles, você faz uma pausa mais longa, de cerca de 15 a 20 minutos.

Uma boa sequência do método é:

  • comece com a sua lista de tarefas e um cronômetro;
  • defina o cronômetro para 25 minutos e concentre-se em uma única tarefa até que o cronômetro toque;
  • quando sua sessão terminar, marque um pomodoro e registre o que você completou;
  • em seguida, faça uma pausa de cinco minutos;
  • depois de quatro pomodoros, faça um intervalo mais longo e restaurador de 15 a 30 minutos.

Mas imprevistos podem acontecer, por isso, no caso de uma interrupção inevitável, faça uma pausa de cinco minutos e comece novamente. Cirillo recomenda que você acompanhe as interrupções (internas ou externas) à medida que ocorrem e reflita sobre como evitá-las em sua próxima sessão.

Quem pode utilizar a técnica?

Como dito anteriormente, o pomodoro é bastante utilizado para a concentração e a produtividade, por isso, é um grande aliado de quem precisa passar horas estudando ou trabalhando em algo, mas sofre com a falta de atenção e com a distração.

Portanto, é ideal para:

  • quando você precisa estudar para passar em uma prova;
  • quando há muitas distrações no seu ambiente de trabalho;
  • quando você não consegue focar em uma só tarefa;

Nesse sentido, muitos alunos que precisam estudar para conseguir certificações do mercado financeiro, como a da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), são beneficiados ao utilizar a técnica pomodoro para manter a concentração e o foco.

Se você é um dos profissionais que está buscando o certificado, continue lendo este artigo e saiba como você pode utilizar a prática para consegui-lo!

O que é a Anbima?

A entidade Anbima foi fundada em 2009, por meio da junção de duas associações que já atuavam no Brasil há pelo menos quatro décadas. Sendo a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid) e a Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro (Andima).

O intuito é defender e educar o atual mercado financeiro por meio de ferramentas que possibilitam os estudos e a regulação do trabalho dos profissionais da área, como os agentes autônomos. As certificações e conteúdos  são procurados, principalmente, por quem está iniciando a jornada no mundo dos investimentos, justamente pela sua relevância no setor.

Atualmente, mais de 340 bancos, corretoras e gestores de investimentos fazem parte da associação para representar seus interesses. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento econômico do país pela organização e autorregulação dessas empresas. 

Por este motivo é importante  obter um certificado logo no início da carreira, é dessa forma que o profissional mostra que está apto a desenvolver todas as atividades referentes. 

Como o método pomodoro ajuda a obter a certificação da Anbima?

Assim como em qualquer outro tipo de estudo, você precisa, antes de mais nada, se organizar com prazos para ter em mente tudo o que precisa fazer em determinado período de tempo. Feito isso, utilize a prática do pomodoro nos seus estudos diariamente, para que você passe mais tempo concentrado e, dessa forma, possa aprender mais e ter menos frustrações. 

Para garantir melhor eficácia, você pode:

  • fazer uma lista de todos os conteúdos que precisará estudar e estipular prazos de entrega para você mesmo;
  • determinar quantos deles você estudará por dia;
  • determinar quanto tempo vai estudar diariamente;
  • iniciar os estudos com o método;
  • aperfeiçoar de acordo com o seu rendimento.

Conforme for estudando, você também verá o que funciona melhor para você, saberá se o ambiente está adequado e conseguirá pensar em melhorias para melhor aproveitá-lo. 
Agora que você já sabe como conseguir a certificação da Anbima de um jeito mais eficaz, veja as melhores dicas para ter sucesso no mercado de investimentos e turbinar a sua carreira!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.