Perfil conservador

Perfil Conservador — Conheça As Características Desse Tipo De Investidor

Veja neste artigo as principais características do investidor com perfil conservador e quais são os ativos mais indicados para essas pessoas!

O perfil do investidor é definido de acordo com o risco assumido na hora de investir, o perfil conservador é um deles e, como você pode imaginar, uma pessoa com essas características não deseja se expor ao perigo. Saiba mais lendo o texto! 

Características do perfil conservador

Se o investidor com o perfil conservador tivesse um lema, ele seria “segurança acima de tudo”. Sabe aquela pessoa que teme a ideia de tomar qualquer prejuízo? Então, é dela que estamos falando aqui.

Investidores conservadores abrem mão da rentabilidade pela segurança, preferindo investir em ativos que dão um retorno menor pela garantia de que o seu patrimônio está assegurado. 

Pode até ser que ele concorde em colocar uma pequena parte do seu capital em ativos um pouco mais arriscados, mas, nesse caso, ele prefere aqueles que possuem proteção contra riscos sistêmicos, como uma crise política ou colapso da economia do país.

Geralmente, as pessoas desse perfil têm mais de 40 anos e desejam proteger o patrimônio que construíram ao longo da vida, ou são investidores iniciantes, que preferem agir com cautela por não ter muita experiência no mercado financeiro. 

Investimentos mais indicados para um investidor conservador

Os investimentos em renda fixa são os mais indicados para investidores do perfil conservador, já que a maioria deles possuem garantia de proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). A rentabilidade desses ativos é previsível, variando de acordo com a taxa Selic. 

Confira a seguir algumas opções disponíveis:

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Quem investe em CDB está aplicando o seu patrimônio em bancos e instituições financeiras, que por sua vez utilizarão esse dinheiro para realizar empréstimos e dar crédito aos seus clientes. Como esses títulos são protegidos pelo FGC, eles também são bastante seguros.

Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio  (LCA)

Esses títulos se assemelham ao CDB, porém, em vez de emprestar dinheiro ao banco, você aplica o seu capital em instituições financeiras que irão utilizar esses recursos no ramo imobiliário ou do agronegócio. Novamente, esse tipo de investimento é bastante seguro por estar protegido pelo FGC.

Debêntures

Debêntures é um título de crédito que as empresas emitem para ser negociado no mercado de capitais. Quem investe nesses ativos estará emprestando dinheiro para empresas construírem um novo centro de operações, expandirem as suas produções ou algum outro grande empreendimento.

Esse é o ativo mais arriscado dessa lista, pois ele não possui proteção do FGC, contudo, a rentabilidade tende a ser maior.

Gostou de saber mais sobre o perfil conservador? Confira também o artigo sobre as características do investidor de perfil arrojado!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.