Gestor de investimentos

Gestor De Investimentos — O Que É Necessário Para Atuar Na Área

O gestor de investimentos é um profissional muito importante no mercado financeiro. Confira como se tornar um, no artigo!

Gestor de investimentos é um cargo muito relevante no mundo financeiro, pois esse profissional auxilia as pessoas que desejam investir a alcançarem os melhores resultados com as suas aplicações.

Se você tem interesse nessa área, mas ainda não sabe o que fazer para começar a atuar, continue lendo este artigo!

O que é preciso para atuar como gestor de investimentos?

O gestor de investimentos tem uma grande responsabilidade, já que está nas mãos dele parte do sucesso financeiro dos seus clientes. Por esse motivo, esse profissional precisa ser altamente qualificado para realizar essas atividades.

Para exercer esse cargo, é indispensável ser credenciado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além disso, é preciso ser habilitado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais ─ mais conhecida como ANBIMA ─, apresentando alguma das suas certificações:

  • Certificação de Fundamentos e Gestão (CFG): esse certificado atesta que o profissional possui os conhecimentos técnicos necessários para atuar em empresas de gestão de ativos. A CFG ainda é pré-requisito para quem deseja conquistar certificações mais complexas, como a CGA e CGE;
  • Certificação de Gestores ANBIMA (CGA): atesta que o profissional está habilitado para atuar com gestão de recursos de terceiros em fundos de investimento. Esse certificado é obrigatório para profissionais que almejam cargos de decisão de compra e venda de ativos;
  • Certificação de Gestores para Fundos Estruturados (CGE): essa certificação é para profissionais que querem realizar a gestão de recursos de terceiros no setor de produtos estruturados, como é o caso de fundos imobiliários, fundos de índice, etc;
  • Certificação de Especialista em Investimento da ANBIMA (CEA): profissionais com essa certificação podem recomendar produtos de investimentos de diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.

Como se tornar um gestor de investimentos?

Para se tornar um gestor de investimentos é necessário conquistar as certificações da ANBIMA. As provas são bastante exigentes, mas uma vez aprovado você será um profissional diferenciado no universo financeiro.

De todas as certificações citadas acima, a CEA é a principal, sendo, inclusive, obrigatória para assumir diversos cargos deste mercado que é tão competitivo. A prova possui 70 questões sobre os temas:

  • Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado;
  • Princípios Básicos de Economia e Finanças;
  • Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos;
  • Fundos de investimento;
  • Produtos e Previdência Complementar;
  • Gestão de Carteiras e Riscos;
  • Planejamento de Investimentos.

Para conquistar a certificação CEA é preciso acertar, no mínimo, 70% da prova. Por isso, se você quer ficar  ainda mais próximo da sua aprovação, conte com o Cursos Edgar Abreu. São videoaulas atualizadas e mais de 300 questões comentadas. Adquira já o seu curso!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.