O que é e como obter Certificação CEA

Certificação CEA — O que é e Como Obter o Certificado?

Quer se destacar no mercado financeiro? A certificação CEA pode ser uma alternativa para você. Ela é emitida pela ANBIMA e serve para atestar os conhecimentos em investimentos que são obrigatórios para exercer algumas atividades da área. 

Para conseguir a CEA (Certificação ANBIMA de Especialista em Investimento) é necessário passar por uma prova. Continue a leitura e veja: 

  • o que é a certificação CEA;
  • para que serve a CEA;
  • o que é preciso para obter a certificação de especialista em investimento;
  • como estudar para as provas da ANBIMA.

O que é a certificação CEA?

Algumas áreas requerem um diploma ou certificado específico para garantir a segurança da sociedade. Esse é o caso do segmento da saúde, engenharia, direito e do mercado financeiro. 

Por lidar de forma direta com o dinheiro não é diferente, é importante que os profissionais comprovem que detêm o conhecimento. Além de ajudar os clientes a confiarem mais, isso serve para distinguir quem é especialista de verdade. 

Pensando nessas questões é que a ANBIMA criou a certificação CEA, que habilita os profissionais a atuarem como especialistas em investimentos. Por meio dessa certificação , eles podem atuar como consultores em bancos, corretoras e agências especializadas. 

Para que serve a CEA?

A certificação CEA é obrigatória para quem deseja assessorar pessoas físicas em investimentos. Quem possui o certificado automaticamente pode atuar em funções que exigem a CPA-10 e a CPA-20.

Veja quem pode se beneficiar da CEA:

  • profissionais que trabalham em instituições financeiras; 
  • estudantes e profissionais de órgãos públicos e autarquias;
  • pessoas interessadas no segmento e que pensam em fazer transição de carreira. 

O que é preciso para obter a certificação de especialista em investimento?

Para obter a certificação CEA não é necessário um diploma específico, basta ser aprovado na prova da ANBIMA. 

A prova de certificação tem 70 questões, sendo que os candidatos precisam acertar 70% para serem aprovados. Ou seja, passa quem fizer pelo menos 49 pontos. 

Para realizar a prova, os candidatos têm três horas e meia, sendo que ela é feita em ambiente virtual. O custo varia se o indivíduo é ou não associado da ANBIMA. 

Além disso, o exame pode ser agendado durante todo o ano, exceto em janeiro e dezembro. Então, há diversas oportunidades para obter a sua qualificação!

O que cai na prova da CEA?

Saber os conteúdos que são exigidos na prova da CEA é o primeiro passo para organizar os estudos. Veja só as matérias que caem no exame: 

  • Sistema Financeiro Nacional (5% a 15%); 
  • princípios básicos de economia (5% a 15%);
  • renda fixa, renda variável e derivativos (15% a 25%); 
  • fundos de investimentos (10% a 20%); 
  • previdência complementar (10% a 15%); 
  • gestão de carteira e riscos (10% a 20%); 
  • planejamento de investimentos (15% a 25%). 

Como se percebe, o exame da CEA é bastante amplo e não cobra apenas um tipo de investimento. Até porque, um especialista precisa saber todas as possibilidades para poder oferecer a melhor opção para o público. 

<H2>Como estudar para as provas da ANBIMA?</H2>

Para estudar para as provas da ANBIMA, como a da certificação CEA, o ideal é começar pelo planejamento. Leia atentamente o edital e veja todos os conteúdos que serão cobrados. 

Separe o tempo que irá disponibilizar para os estudos. Vale a pena fazer um calendário que contemple todas as matérias. Por exemplo: segunda-feira, você pode estudar Sistema Financeiro Nacional e renda fixa, já na terça-feira pode ser a vez de noções básicas de economia e renda variável. 

Mesmo que você já domine algum assunto, é interessante dedicar pelo menos algumas horas para revisar conceitos e fazer exercícios. 

Para otimizar o seu estudo e fazer com que ele seja melhor aproveitado, é importante contar com a ajuda de quem entende dos exames da ANBIMA. Esse é o caso dos cursos Edgar Abreu. 

Os Cursos Edgar Abreu são pioneiros e especialistas em aprovação no mercado financeiro. Mais de 240 mil profissionais foram aprovados com eles!

Então, não perca tempo. Estude com quem entende do segmento e poderá ajudar você a obter a sua tão sonhada certificação CEA

As aulas são on-line e você tem acesso ilimitado a elas. Dessa forma, pode estudar quando e onde puder. Além dos conteúdos, você pode consultar diversos materiais que irão ajudar na sua preparação. 

Aproveite todas essas vantagens e matricule-se agora mesmo!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.