O mercado financeiro envolve diversos aspectos da economia e reúne um conjunto de instituições, permitindo a negociação de produtos da área, como fundos de investimento e títulos públicos.
No entanto, a estrutura desse mercado é relativamente complexa e é dividida em diferentes segmentos, como monetário, de câmbio, de capitais e de crédito.
Para saber como funciona cada um deles, continue lendo este artigo e conheça mais detalhes sobre o universo das finanças.
O que é mercado financeiro?
O mercado financeiro é definido como um ambiente de compra e venda de valores mobiliários, ou seja, ações, títulos, moedas, ouros ou produtos agrícolas.
Estão envolvidas diversas instituições que facilitam as negociações e o encontro dos agentes para regularizar e fiscalizar as transações.
Além disso, para que os acordos sejam fechados, é necessário também a ligação de outras figuras, que são de extrema importância para a negociação dos produtos financeiros. São eles:
- investidores: são aquelas pessoas que dispõem o dinheiro para os intermediários, como bancos e corretores, com o desejo de multiplicá-lo;
- tomadores: são aqueles que precisam de mais dinheiro do que possuem, ou seja, as pessoas que precisam pegar empréstimos com terceiros;
- intermediários: são considerados os principais elementos do universo financeiro. São eles que intermedeiam o relacionamento entre os investidores e tomadores, como bancos, corretoras, financeiras de créditos, entre outros.
Na prática, o mercado financeiro funciona como uma cadeia de suprimentos. O investidor procura o banco e investe parte do seu dinheiro em um produto financeiro.
Enquanto isso, o tomador procura o mesmo banco e solicita um empréstimo. Para finalizar, o banco empresta esse valor cobrando um acréscimo superior à taxa de remuneração do investidor.
Todo esse processo é realizado de maneira segura, sendo viabilizado e fiscalizado pelos agentes da SFN (Sistema Financeiro Nacional).
Para que serve o SFN?
O SFN (Sistema Financeiro Nacional) serve para viabilizar as intermediações financeiras. Resumidamente, ele possibilita que as negociações entre os tomadores, investidores e intermediários sejam regularizadas e fiscalizadas por instituições financeiras.
Existem três tipos de agentes no SFN, sendo eles: normativos, supervisores e operadores. Conheça a característica de cada um deles:
- normativos: tem como principal objetivo proporcionar maior segurança para as intermediações monetárias. São eles que determinam as regras para o mercado financeiro em geral, como Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP);
- supervisores: esses agentes trabalham em função do anterior, garantindo que todos os integrantes do SFN cumpram as determinações dos agentes normativos, como Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC);
- operadores: são responsáveis pelas transações financeiras em si, lidando com o público. Entre os principais agentes operadores estão: bancos, administradores de consórcio, cooperativas de créditos, entre outros.
Qual a estrutura do mercado financeiro?
O mercado financeiro é composto por subdivisões que possibilitam um melhor entendimento desse segmento. Conheça os detalhes a seguir:
Mercado monetário
O mercado monetário é responsável por cuidar do dinheiro que está em circulação no país. Ele garante a liquidez, flexibilidade e segurança do sistema financeiro.
Sendo assim, o Banco Central executa a política monetária, utilizando as taxas de juros para ter mais controle do dinheiro que está em circulação.
As principais transações realizadas no mercado monetário são os empréstimos e as compras de títulos públicos.
Mercado de câmbio
O mercado de câmbio é o que movimenta moedas estrangeiras no país. Ele está relacionado com dois tipos de segmentos: o primário — operações de exportações, importações, entradas e saídas financeiras — e o interbancário, onde só operam agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil.
Os participantes desse mercado são o próprio Banco Central, fundos de investimentos locais ou corretoras de câmbio.
Mercado de créditos
No mercado de créditos também acontece a movimentação de dinheiro. No entanto, esse recurso tem origem nas operações de crédito realizadas entre instituições financeiras e clientes.
O mercado de créditos tem como principal objetivo atender as necessidades das empresas e dos clientes que precisam de dinheiro, a curto, médio e longo prazo.
Mercado de capitais
O mercado de capitais funciona como um ambiente onde as empresas captam recursos de investidores ao negociarem seus títulos, ou seja, são realizadas compras e vendas dos valores mobiliários.
Esse mercado aproxima as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro daquelas que possuem recursos suficientes para emprestar esses valores.
Essa negociação favorece a economia do país e contribui para alavancar os rendimentos dentro de uma diversificada carteira de investimentos.
Agora que você já sabe como funciona a estrutura do mercado financeiro, é importante saber como investir em fundos imobiliários e ter ainda mais conhecimento sobre o universo das finanças!