como conquistar a independência financeira?

Independência Financeira — 3 Dicas Para Conquistar A Sua

Quer conquistar a independência financeira? Conheça algumas dicas práticas!

Ter qualificações pode ser a chave para assumir cargos altos e conseguir mais oportunidades de atuar em empresas reconhecidas, além de ser uma excelente possibilidade de conquistar a independência financeira.

Em conjunto com algumas ações práticas realizadas no dia a dia, você aumentará as suas chances de conquistar a independência em menos tempo do que você imagina.

Neste artigo, você vai encontrar três dicas para te auxiliar na busca desse propósito. Confira!

Qual a importância da independência financeira?

Ser independente financeiramente é de extrema importância para conquistar a liberdade financeira, atingir os seus objetivos e garantir o seu futuro, sem se preocupar com a falta de dinheiro no final do mês. 

Entre os principais benefícios de conquistar a liberdade financeira estão:

  • qualidade de vida;
  • padrão de vi estável;
  • realização de sonhos;
  • ganho de autonomia;
  • crescimento pessoal;
  • maior liberdade.  

Algumas pessoas acreditam que só é possível conquistar a independência financeira se ganhar na loteria ou herdar uma boa herança. No entanto, é preciso ter em mente que esse patamar pode ser alcançado colocando em prática algumas ações. 

3 dicas para conquistar a independência financeira

Para conquistar a independência financeira, apesar de ser um caminho que necessita de muita persistência e dedicação, é necessário colocar em prática algumas ações de extrema importância. Veja a seguir:

1. Gaste menos do que você ganha

Gastar menos do que você ganha é uma das grandes dificuldades encontradas pelas pessoas que não sabem gerenciar bem o seu dinheiro. No entanto, esse é o primeiro passo para conquistar o seu objetivo. 

Uma boa dica para você gastar menos do que você ganha é reservar pelo menos 20% do seu salário para gastar com aquilo que você está com vontade, como roupas, calçados, e aparelhos eletrônicos, 50% para os custos do dia a dia, como contas de água, luz, telefone, gás, aluguel, entre outros. E por fim, os 30% restantes, você poderá guardar na sua poupança ou investi-lo. 

Lembrando que as porcentagens listadas é um exemplo que você pode utilizar, mas tudo dependerá do estilo de vida que você vive e a quantidade de despesas que possui por mês.

É fundamental que você saiba controlar os seus gastos e entender para onde o dinheiro está indo. Com isso, poderá mapear as suas despesas e quanto está sendo utilizado para suprir as suas necessidades e desejos, percebendo quais são os gastos desnecessários que podem estar impedindo o seu crescimento financeiro. 

2. Pague-se primeiro

Essa é uma das principais ações a serem tomadas ao decidir ter liberdade financeira. Pagar a si, antes mesmo de outros gastos do dia a dia, é fundamental para tornar essa prática um hábito frequente na sua vida. 

Muitas pessoas que guardam dinheiro e pretendem ter uma liberdade financeira, adotam esse costume. Essa é uma ação recomendada para você priorizar o seu objetivo e gastar apenas o que restou do seu pagamento. 

É importante que esse pagamento seja feito no início do mês ou após receber o seu salário e a quantia recomendada para poupar é de pelo menos 10% do seu salário.

3. Busque qualificação profissional

Ser um profissional qualificado é um dos fatores que possibilitam a independência financeira. Isso porque, ao estar preparado para encarar novos desafios, ter conhecimentos aprofundados e aprender a tomar decisões difíceis, você terá oportunidades de alcançar cargos maiores ou ingressar em empresas de referência. 

Uma das possibilidades é obter certificações do mercado financeiro, no caso de profissionais que atuam nesse segmento. Com esse certificado, é possível um crescimento na carreira e ter mais autoridade nos assuntos relacionados a essa área.


Agora que você já sabe como conquistar a liberdade financeira, confira os cursos do Edgar Abreu, que é uma referência no setor, com mais de 15 anos no mercado e dê o primeiro passo para alcançar o seu objetivo!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.