O que é e como funciona gestão de investimentos

O Que É Gestão De Investimentos E Como Funciona?

Leia o artigo para entender melhor o que é e como funciona a gestão de investimentos, além de descobrir o que precisa para atuar na área!

Todo mundo que investe o seu patrimônio espera que ele se multiplique ao longo do tempo. Para isso acontecer, é preciso que seja feita uma boa gestão de investimentos. 

De modo geral, esse serviço se refere à administração, ao gerenciamento da carteira de investimentos e à negociação de produtos financeiros. 

Continue a leitura para entender melhor sobre esse assunto.

O que é gestão de investimentos?

A gestão de investimentos também pode ser chamada de gestão de portfólio ou gestão de fortunas. Esse serviço engloba:

  • administração de ativos;
  • compra e venda de produtos financeiros;
  • gerenciamento da carteira de investimentos;
  • monitoramento de investimentos existentes;
  • desenvolvimento de uma estratégia de aplicação a curto e longo prazo;
  • serviços bancários, orçamentários ou tributários.

Contudo, esse serviço também pode contemplar outros tipos de investimentos, como é o caso de obras de arte, imóveis, metais preciosos, entre outros. 

O papel fundamental do gestor de investimentos é garantir que os seus clientes tenham a maior rentabilidade possível nas suas aplicações, de acordo com os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Para isso, esse profissional deve ser altamente qualificado e ter uma visão estratégica para montar um portfólio que faça sentido, saber a melhor hora de comprar ou vender e potencializar os rendimentos. Afinal, na maioria dos casos, o gestor de investimentos recebe uma taxa de administração em cima do montante total do investidor. 

Esses clientes podem ser investidores individuais ou institucionais, como é o caso de fundos de pensão, seguradoras e planos de aposentadoria.

Para atuar na área, o profissional precisa ser autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ─ entidade que supervisiona e organiza o mercado de valores. Além disso, também é importante ter algum certificado que ateste que o gestor de investimento possui todo o conhecimento necessário para realizar a função, como a certificação CEA.

Tipos de gestão de investimentos

A gestão de investimentos pode ocorrer de forma passiva ou ativa:

  • gestão de investimentos ativa: nesse caso, o gestor, ou a sua equipe, irá fazer a análise do mercado e encontrar as melhores oportunidades de aplicação para garantir retornos financeiros mais altos; 
  • gestão de investimentos passiva: já aqui, não é feita essa análise de mercado, o objetivo do gestor é obter rendimentos similares aos do índice de referência do fundo.

Se interessou pela gestão de investimentos? Essa área de atuação é bastante promissora e bem remunerada. Contudo, para atuar, é preciso ser um profissional altamente qualificado, o que significa ser aprovado nas provas da Anbima. 

Para atingir esse objetivo, conte com o Cursos Edgar Abreu, instituição de ensino que mais aprova profissionais no mercado financeiro. Inscreva-se já!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.