CPA-10 ou CPA-20

CPA-10 ou CPA-20 — Qual devo escolher e fazer primeiro?

Confira o texto para descobrir qual certificação do mercado financeiro é ideal para você agora: a CPA-10 ou CPA-20!

Se você quer entrar em alguma instituição financeira ou  já trabalha na área e deseja escalar a sua carreira, tirar as certificações da Anbima é uma boa estratégia. Mas aí vem a dúvida, CPA-10 ou CPA-20, qual escolher primeiro?

O primeiro passo para responder a essa pergunta é saber para que serve cada um desses certificados. Confira a seguir!

Para que serve a CPA-10?

A CPA-10 é uma prova com o intuito de atestar os conhecimentos financeiros do participante. Ela é a porta de entrada das certificações da Anbima, portanto, mesmo não sendo uma prova mais fácil, cobra informações mais básicas da área. 

Esse certificado prova que o profissional está apto para realizar a prospecção e venda de produtos de investimento, além de ingressar na carreira bancária e cargos iniciais de outras instituições financeiras. 

Para que serve a CPA-20?

Já a CPA-20 deseja verificar se o profissional domina conhecimentos específicos do mercado financeiro. Dessa forma, ele estará apto para realizar as funções que aceitam a CPA-10 nos segmentos:

  • varejo de alta renda;
  • private banking;
  • corporate;
  • investidores institucionais;
  • agências bancárias.

E então, CPA-10 ou CPA-20? Por onde devo começar?

Ainda está em dúvida se deve começar pela CPA-10 ou CPA-20? 

Como você pode ver, a principal diferença entre as duas certificações do mercado financeiro é que quem tira a CPA-20 terá habilitação para trabalhar com segmento de alta renda. 

Sendo assim, para tomar essa decisão é importante levar em conta o momento profissional que você está passando. 

Se você nunca teve contato com o mercado financeiro e deseja ingressar nessas carreiras, é interessante começar pela CPA-10, pois você pode evoluir os seus conhecimentos sobre o assunto com mais calma.

Por outro lado, se você já trabalha na área, tem contato com esse conteúdo ou se sente preparado para encarar os conceitos mais específicos do mundo financeiro, comece pela CPA-20. Contudo, é importante ressaltar que nada impede você de tirar essa certificação e ingressar no mercado financeiro sem ter conhecimento ou experiência prévia na área.

É importante lembrar que não existe prova mais fácil do que a outra, pois as duas certificações requerem bastante estudo e dedicação dos participantes. A única diferença é o grau de aprofundamento que é cobrado no conteúdo.

Por isso, independentemente se você irá fazer a CPA-10 ou CPA-20 conte com os Cursos Edgar Abreu! Você terá acesso à videoaulas incríveis e um material exclusivo para dar suporte aos seus estudos. Já são mais de 250 mil alunos que aprovaram com essa metodologia, venha fazer parte desse grupo você também! 

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.