Como Se Tornar Especialista Em Investimentos (CEA)

Como Se Tornar Especialista Em Investimentos (CEA)?

O especialista em investimentos precisa ter, além de alto conhecimento técnico, certificações para o segmento. Entenda melhor!

O especialista em investimentos é um cargo que, dependendo da instituição em que se trabalha, é o mais bem pago hoje no mercado brasileiro. Se você já atua na área e quer tornar-se referência para sua empresa e clientes, obter os certificados certos é o passo inicial. 

Neste artigo você saberá quais são os certificados e onde estudar para obtê-los. 

O que faz um especialista em investimentos?

Para se tornar um profissional capacitado para atingir esse cargo, é preciso um conhecimento avançado no segmento e focar na educação, principalmente nos certificados. 

Esse é um profissional habilitado para prestar consultorias indicando produtos e, além de ser um investidor institucional, ele pode trabalhar em instituições como:

  • bancos tradicionais privados;
  • corporações;
  • assessorias de investimentos.

Como se tornar um especialista em investimentos?

Para se tornar um profissional CEA é preciso ter no histórico um selo de qualificação ANBIMA, mas antes de compreender melhor sobre ele, veja outras características profissionais importantes que também ajudam bastante no crescimento da carreira.

Diploma em áreas específicas

Não existe um diploma específico obrigatório para  atuar no mercado financeiro, mas ter graduação e especialização em alguns casos é essencial para se tornar um bom profissional e, principalmente, um especialista. Alguns dos cursos mais feitos por analistas e especialistas da área de finanças são: 

  • administração;
  • economia;
  • ciências contábeis;
  • engenharia. 

Mesmo que a formação não seja imperativa, muitas das vagas exigem um conhecimento técnico alto, por isso é importante ter, além de diplomas de graduação, pós-graduação e/ou extensão, de  modo que o profissional consiga obter o perfil por empresas. 

A seguir, conheça as certificações e selos para atuar no mundo das finanças e torna-se um especialista. 

Certificações necessárias para se tornar um especialista financeiro

As certificações financeiras são o que vai abrir as portas no mercado e, ao contrário do diploma de graduação, por exemplo, muitas empresas acabam exigindo elas.  

No caso de funções como agente autônomo, trader e analista, por exemplo, as certificações são fundamentais, uma vez que são cargos regulados por instituições como Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais)  e Ancord (Associação Nacional das Corretoras de Valores).

A seguir, conheça essas certificações:

CPA-10 e CPA-20

Ambas regularizadas pela Anbima, o papel delas é garantir a qualidade dos serviços prestados pelos profissionais e auto regular o setor.

Enquanto a CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA Série 10) é para profissionais que atuam com o público em geral, sem categorização de renda, por exemplo,  a CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA Série 20)  é voltada para profissionais que atuam com clientes cuja renda é mais alta. 

É importante destacar que em ambas, o profissional não poderá indicar investimentos, apenas orientar o cliente sobre os melhores produtos para sua carteira

CFG

A CFG (Certificação ANBIMA de Fundamentos em Gestão) é para quem deseja atuar na área de gestão de recursos de terceiros. Por isso, ela atesta conhecimentos básicos do setor e é importante pois trata-se de um primeiro passo para o profissional obter a certificação CGA e/ou a CGE, que já são mais voltadas àqueles que querem, de fato, se tornar um especialista em investimentos. 

CEA

A Certificação de Especialista em Investimentos é um pouco mais avançada que as anteriores e é frequentemente exigida em bancos para profissionais se tornarem gerentes. 

O diferencial dela para a CPA-10 e CPA-20 é que o especialista poderá indicar investimentos e assessorar gerentes de contas na seleção dos produtos para os clientes, por exemplo.  Ou seja, um especialista em investimentos precisa ter esse certificado no currículo. 

CGA, CGE, CNPI, CFP, CAIA e CFA

Para ser um especialista em investimentos totalmente capacitado e com know how para gerir, outras certificações também são indicadas. Veja a seguir:

  • CGA: a  Certificação de Gestores ANBIMA é indicada para quem quer se tornar um gestor de investimentos;
  • CGE: a Certificação de Gestor para Fundos Estruturados habilita profissionais para atuarem na gestão de recursos de terceiros na indústria de Fundos Imobiliários, FIPs e FIDC;
  • CNPI: o Certificado Nacional do Profissional de Investimento habilita o profissional que quer ser especialista em análises de ações na Bolsa, por exemplo, e também para atuar em funções de consultoria, análise e pesquisa financeira, administração de riquezas, finanças corporativas, etc;
  • CFP: o Certified Financial Planner é voltado para quem deseja trabalhar como planejador financeiro e alocação de ativos internacionalmente;
  • CAIA: a Chartered Alternative Investment Analyst volta-se para profissionais que querem ter sua capacidade técnica comprovada para poder analisar e recomendar investimentos alternativos.
  • CFA: por fim, para ser um profissional realmente completo para atuar no mercado financeiro, a  Chartered Financial Analyst, é a certificação financeira internacional de maior reconhecimento e mais avançada. 

Conheça o curso de especialização em investimentos (CEA) do Cursos Edgar Abreu

O curso para você obter a CEA do Cursos Edgar Abreu foi feito sob medida para quem busca ser um especialista em investimentos com diferenciação e, claro, poder atuar com recomendação de produtos em diversos segmentos e assessorar gerente de contas. 

Somos uma instituição de educação online, com foco na qualificação de profissionais que buscam conhecimento e desenvolvimento na área de finanças. Através de um ensino digital inovador, capacitamos o profissional para as melhores oportunidades do mercado.

Conheça agora o curso para a Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimento e muitos outros e torne-se um profissional completo. 

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.