Cupom Cambial: O Que É E Como É Calculado?

Cupom Cambial: O Que É E Como É Calculado?

Quer saber como calcular o cupom cambial para saber exatamente o rendimento do valor investido em dólar? Leia este artigo e descubra.

O cupom cambial é um indicador muito utilizado, principalmente, por investidores estrangeiros que colocam o dinheiro no Brasil ou em outros países que não sejam os Estados Unidos.

É com esse cálculo que o rendimento real de um investimento em dólar pode ser descoberto. Por isso, entender e saber fazer essa variação é fundamental para ter controle dos ganhos ou perdas. 

Leia mais neste artigo!

O que é o cupom cambial?

O cupom cambial pode ser definido como a remuneração dos investimentos feitos no Brasil, mas em dólares. Ou seja, pode-se dizer que é o ganho de um investidor que está nos Estados Unidos, por exemplo, tendo investido em outra moeda, como o real. 

Ele é essencial para determinar a entrada de dólares na economia brasileira e o seu cálculo se dá através da variação da taxa de juros local, subtraindo a variação do câmbio no período. 

Para saber como fazer este cálculo, continue lendo o artigo.

Como ele é calculado?

Para simplificar e descobrir o cupom cambial, é preciso subtrair a variação da taxa de câmbio da variação da taxa de depósito interbancário (DI). Mas, antes disso, deve-se levar em consideração duas questões:

  • o potencial ganho com o investimento em moeda local;
  • qual é a variação cambial esperada na moeda do país.

Já o cálculo formal é um tanto mais complexo, sendo feito através da seguinte fórmula:

Cupom = [(1 + taxa de juros local / 1 + expectativa de variação cambial) – 1] * 100

Nesse sentido, imagine que a taxa Selic esteja em 10% ao ano. O investidor irá esperar que o real seja reduzido em 5% frente ao dólar. Sendo assim, para calcular a rentabilidade de um estrangeiro que aplicou o dinheiro no Brasil, deve ser feito:

Cupom = [(1,10 / 1,05) – 1] * 100 = 4,76%

Por fim, nota-se que o investidor estrangeiro que investir U$100 dólares aqui no Brasil, ganhará U$4,76 dólares ao ano. 

Qual é a importância desse cálculo?

É por meio desse cálculo que os investidores estrangeiros definem o quão atrativo está investir no Brasil. Sendo assim, podem apostar em:

  • aplicações em títulos brasileiros;
  • venda de dólares e compra de reais ou vice-versa.

Essa conta ainda serve para fazer comparações, pois, caso o rendimento para investir no Brasil esteja muito baixo, por exemplo, esse investidor optará por outros países em que os valores estejam mais atrativos. 

Mesmo que a pessoa opte por investimentos mais arriscados, é muito importante saber calcular as possíveis perdas ou ganhos que terá para garantir melhor performance no mercado financeiro

Por isso, você também deve fazer a gestão de riscos financeiros para agir da melhor forma caso eventos negativos aconteçam, e assim, você garante que não perderá todos os seus recursos. 

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.