Renda variável é um tipo de investimento que, no momento da compra, não é possível saber quanto será o retorno financeiro que você terá, sendo que é possível, inclusive, perder o valor aplicado.
Pelo grande potencial de ganho, muitas pessoas estão se interessando por esses ativos. Contudo, quem não é da área tem receio de perder o seu capital, o que abre uma grande oportunidade profissional para quem quer trabalhar como um gestor de investimentos. Veja no texto como é possível aproveitar o interesse da população em renda variável!
O que faz um gestor de investimentos?
O gestor de investimentos é o profissional que atua gerenciando os ativos de renda variável, a fim de obter o maior retorno financeiro possível. Existem dois campos de atuação possíveis:
- gestor de fundo de investimentos: esse profissional deve selecionar quais ativos farão parte da carteira de investimentos do fundo. Ele obtém retorno a partir da valorização das suas cotas. Por isso, esse gestor deve conseguir reconhecer o momento mais oportuno de adquirir e retirar ativos. Sendo assim, o gestor será o responsável pelas rentabilidades obtidas pelo cliente;
- asset manager pessoal: o trabalho aqui é bastante similar ao do gestor de fundos. Contudo, nesse caso, os clientes procuram um profissional para gerenciar os seus recursos e investir em ativos de renda variável, levando em consideração o seu perfil do investidor.
Como se tornar um gestor de investimentos?
O gestor de investimentos carrega a grande responsabilidade de administrar os recursos dos seus clientes. Dessa forma, ele precisa ser altamente qualificado e habilitado para essa função.
Isso significa ser associado à (CVM Comissão de Valores Mobiliários) e certificado pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).
Existem várias certificações que habilitam o profissional a atuar como gestor de investimentos, mas a principal delas é a Certificação de Especialista em Investimento da ANBIMA (CEA). Os profissionais com essa certificação podem recomendar produtos de investimentos de diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.
A certificação CEA é uma das certificações mais cobiçadas do mercado financeiro, pois ela é obrigatória para os consultores de investimento. Para garantir esse certificado é preciso estudar bastante para ser aprovado na prova da Anbima, que é conhecida por ser bastante exigente.
Mas contando com o preparatório do Cursos Edgar Abreu, você aprende de verdade os conteúdos cobrados no exame. São várias videoaulas com a nossa metodologia que é pioneira e já garantiu a aprovação de mais de 250 mil alunos.Adquira já o curso CEA, do Cursos Edgar Abreu e esteja ainda mais próximo de se tornar um gestor de investimentos!