Como a taxa selic afeta os investimentos

Taxa Selic — Como A Alta Ou Baixa Das Taxas De Juros Afetam Os Investimentos?

Confira o artigo para entender como as movimentações da Taxa Selic afetam os investimentos de renda fixa e variável!

Não existe uma discussão sobre finanças que a famosa Taxa Selic não seja citada. Isso porque ela representa os juros básicos da economia brasileira. Sendo assim, os seus altos e baixos influenciam todas as taxas de juros praticadas no Brasil. 

Ou seja, a Taxa Selic impacta desde os juros que um banco cobra ao receber empréstimos, até os rendimentos das aplicações financeiras dos investidores. Por ser algo tão relevante, é importante que você saiba como ela afeta o mundo dos investimentos. 

Como a Taxa Selic afeta os investimentos de renda fixa?

Os investimentos de renda fixa são aqueles que conseguimos, no momento da aplicação, saber o prazo do retorno e o índice que será utilizado para realizar o cálculo da valorização daquele ativo.

Essas aplicações são títulos de crédito bancários, como é o caso do CDB, que você empresta dinheiro ao banco e ele retorna posteriormente com juros. Então, como a Taxa Selic é a taxa básica de juros, ela impacta bastante esses investimentos.

Sendo assim, quando ela estiver em alta, significa que os ativos de renda variável terão uma boa rentabilidade. 

Como a Taxa Selic afeta os investimentos de renda variável

Quando falamos de renda variável ─ aqueles ativos que não sabemos o retorno na hora da aplicação, pois isso pode variar de acordo com as oscilações do mercado ─, a análise é diferente. Isso porque os ativos negociados na bolsa de valores são impactados indiretamente pela Taxa Selic. Mas, de modo geral, podemos pensar da seguinte forma:

  • a baixa da Selic, geralmente, impulsiona o consumo e, nesse cenário, o resultado tende a ser uma valorização das empresas e alta da distribuição de dividendos, o que traz um bom retorno para os investidores. Além disso, essa redução da taxa de juros diminui o custo do crédito para as companhias, que podem utilizar isso para expandir as suas operações, beneficiando as ações;
  • por outro lado, a alta da Selic pode desestimular o consumo e diminuir o resultado das empresas, além de prejudicar o movimento de expansão de negócios.

Resumindo tudo o que foi discutido, os altos e baixos da Taxa Selic impactam os investimentos e deve ser um norteador de como você lida com as suas aplicações ou dos seus clientes.

Dessa forma, em momentos de baixa da Selic, é interessante dar preferência para aplicações de renda variável. Já quando a taxa básica de juros estiver alta, aproveite para receber bons retornos da renda fixa, que é uma ótima opção para quem tem um perfil conservador. Leia o artigo para saber mais!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.