Certificação CPA-10: o que é e como conseguir

Certificação CPA-10 — O que é e Como obter o Certificado?

Caso você pretenda trabalhar no mercado financeiro  ou conheça alguém que atue, já deve ter ouvido falar da certificação CPA-10. Esse é um dos principais pré-requisitos para conquistar uma vaga em um banco ou uma corretora, pois atesta os conhecimentos necessários. 

A certificação é emitida pela ANBIMA, mas não basta se inscrever para obtê-la. Na verdade, a CPA-10 só é entregue para quem passar por uma prova específica. 

Quer saber mais? Neste artigo você verá: 

  • o que é a certificação CPA-10;
  • onde a CPA-10 é aceita;
  • o que é preciso para obter a certificação CPA-10;
  • como estudar para os exames de certificação da ANBIMA.

O que é a certificação CPA-10?

A Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA-10) tem sido uma das exigências de grandes bancos e corretoras para assegurar o conhecimento da equipe. É semelhante ao que ocorre no Direito, em que a OAB requer que os formados realizem um exame e acertem uma quantidade mínima. Na primeira fase, é necessário fazer 50% pontos, enquanto na segunda é preciso obter nota igual ou superior a 6.

Vale notar que o mercado financeiro também tem riscos. Um profissional sem preparo pode trazer prejuízos aos clientes. Por isso, é tão importante investir e atestar o conhecimento. 

Dessa forma, a CPA-10 é vantajosa para toda a sociedade: o profissional tem como provar o que sabe, até mesmo se ele estiver vindo de outra área, as instituições que o contratam garantem uma melhor prestação de serviços e os clientes e investidores têm mais segurança para deixar o dinheiro nas mãos de especialistas. 

Onde a CPA-10 é aceita?

A certificação CPA-10 serve para quem deseja atuar em instituições financeiras, independentemente de qual seja o banco ou a corretora — a maioria exige essa certificação. 

No caso de quem está se formando na faculdade de Administração, por exemplo, é possível realizar a prova e já ter o certificado para atestar os conhecimentos. Dessa forma, será mais fácil entrar no mercado de trabalho. 

Visando a qualificação de todos os profissionais, muitos bancos solicitam que os estagiários façam a prova da ANBIMA. Quem obtém a certificação tem mais chances de ser efetivado e/ou fazer uma carreira na empresa. 

Como se percebe, a CPA-10 é muito importante e, em várias situações, trata-se do primeiro degrau para quem deseja atuar no mercado financeiro. Além dela, o profissional poderá fazer a CPA-20 e outras mais específicas, como as certificações relacionadas com investimentos

Vale notar que não basta ter uma dessas certificações  em mãos para se mostrar um bom profissional, apesar de eles ajudarem na comprovação de conhecimentos teóricos. 

O que é preciso para obter a certificação CPA-10?

Não existe pré-requisito para realizar a prova de certificação da CPA-10. Basta que a pessoa interessada se inscreva por meio do site da ANBIMA, pague a taxa solicitada e agende o melhor dia para fazer o teste. 

A prova para obter a certificação tem 50 questões e duas horas para ser realizada. Para ser aprovado(a) é necessário acertar pelo menos 70%, ou seja, 35 perguntas. Veja o que costuma cair na prova!

O que cai na prova?

No exame da CPA-10 o candidato deve demonstrar conhecimento sobre as principais características dos produtos de investimento que são ofertados nas agências bancárias, bem como entender os padrões éticos de comportamento que devem ser adotados no relacionamento com os investidores, de tal forma que os produtos oferecidos satisfaçam aos objetivos e necessidades dos clientes atendidos.

Temas / MódulosProporção
Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado5 a 10%
Ética, Regulamentação e Análise do Perfil do Investidor15 a 20%
Noções de Economia e Finanças5 a 10%
Princípios de Investimento10 a 20%
Fundos de Investimento20 a 30%
Instrumentos de Renda Variável e Renda Fixa15 a 25%
Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL5 a 10%

Como estudar para as provas de certificação da ANBIMA?

A prova para obter a CPA-10 é acessível e tem um nível de dificuldade de baixo a médio, mesmo para quem é iniciante.

No entanto, segundo o Sumário Estatístico dos Exames ANBIMA, o Índice de Aprovação dos inscritos do CPA-10 é de apenas 51%, ou seja, de cada dois candidatos que realizam a prova apenas um é aprovado.

O baixo índice de aprovação é explicado pela falta de preparação para a prova ou por uma preparação equivocada baseada unicamente em decoreba.

Uma boa preparação é importante para realização da prova e, posteriormente, para desempenhar bem as atividades profissionais.

A preparação para o exame de Certificação CPA-10 exige foco no entendimento amplo do funcionamento do sistema financeiro, nas principais características dos produtos de investimento e, especialmente, no funcionamento dos fundos de investimento e dos princípios de investimentos.

Confira algumas dicas para organizar seus estudos e tirar a certificação CPA-10:

  • divida as matérias e determine o tempo que irá se dedicar para cada uma delas. Por exemplo: na segunda-feira, por uma hora, será a vez do sistema financeiro e, em seguida, serão estudados conceitos de economia; 
  • conte com a ajuda de um curso específico, como o do Edgar de Abreu. Esses materiais são direcionados e, por isso, você consegue economizar tempo e dinheiro de estudo; 
  • faça simulados: reveja as provas anteriores para entender como a ANBIMA formula as questões. Isso ajudará a diminuir o nervosismo no grande dia. 

Como a certificação CPA-10 exige bastante preparo, você precisa se dedicar para a prova. Afinal, ela ajudará você a abrir muitas portas na sua carreira. 

Quer começar a se preparar agora mesmo? Confira os cursos do Edgar Abreu!

Gostou ? Que tal compartilhar com os amigos ....

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram

Deixe aqui seu comentário ...

Assine nossa newsletter
com conteúdo exclusivo.